Geografia

 

Minas Gerais está localizado entre os paralelos de 14º13'58' ' e 22º54'00' ' de latitude sul e os meridianos de 39º51'32' ' e 51º02'35' ' a oeste de Greenwich. A maioria das terras que Minas Gerais estão situadas em um planalto no qual a altitude varia de 100 a 1500 metros, logo o território é extremamente planaltico, não apresentando planícies. A maioria está localizada Planáltico Atlântico, com relevos de "mares de morros", enquanto que, na sua porção noroeste, o estado apresenta os platôs do Planalto Central.

Originalmente, a cobertura vegetal de Minas Gerais era constituída por quatro biomas principais: Cerrado, Mata Atlãntica, Campos rupestres e a Mata Seca. O Cerrado ocupava praticamente metade do território do estado, ocorrendo nas regiões central, oeste, noroeste e norte. A segunda maior área de cobertura era representada pela Mata Atlântica, nas porções sul, sudeste, central e leste mineiras, tendo sido severamente desmatada e atualmente reduzida a pequenas áreas.                                   

                                                                                                         

                                                                                            

 

Os climas predominantes em Minas são o Tropical e o Tropical de Altidtude. As regiões mais altas e o sul do estado apresentam as temperaturas mais baixas, chegando a atingir marcações próximas de 0°C. Nas regiões sul, sudeste, leste e central do estado são registrados os maiores índices pluviométricos. Em outro extremo, nas porções norte e nordeste, as chuvas escassas e as altas temperaturas tornam essas regiões muito suscetíveis à seca.

Quando os primeiros exploradores chegaram ao Brasil, o maior objeto de desejo era o ouro, metal precioso o bastante para manter as necessidades das cortes europeias. As excursões sigilosas pelo litoral e até pelo interior foram frustrantes. Nada parecia haver naquela terra além de solo fértil e índios. Qualidades, para as quais os exploradores davam pouca importância.

Isso ocorre pelo fato de as pessoas não terem muitas condições financeiras para morarem em locais apropriados e ai acabam optando por locais em condições de risco. Isso ocasiona os locais conhecidos como “favelas” e acabam ocorrendo ocupações em grandes números.

Minas Gerais foi considerado o principal estado produtor de carvão vegetal, em 2006, com 75,7% da produção nacional, com destaque para o município de Buritizeiro, localizado a 293 KM de Belo Horizonte, com 446,7 mil toneladas. Por outro lado, o principal estado produtor de carvão obtido por meio de desmatamento foi Mato Grosso do Sul, que respondeu por 24% do total produzido no país. 

As maiores altitudes estão nas serras da Mantiqueira, do Espinhaço, da Canastra e do Caparaó, nas quais há terrenos localizados acima dos 1700 metros. O ponto culminante do estado é o Pico da Bandeira, com 2.891,9 metros de altitude, situado na divisa com o estado do Espírito Santo. A mais baixa altitude do estado está na cidade de Aimorés, leste de Minas, situada a 76 metros do nível do mar, sendo esta também considerada a cidade mais quente, com temperaturas perto da casa dos 40°C.