Filosofia

A questão da Percepção é estar atento a tudo que está ao nosso redor.

Percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos  sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.

A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve  também os processos mentais a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.

 

 

 

Sociologia

Identidade cultural: é aquilo que vai identificar um grupo social econômico, político e socialmente.de algum lugar.
A partir da identidade cultural que se busca o patrimônio cultural da sociedade.
O patrimônio cultural é tudo que vira fato histórico para entendermos alguma comunidade de forma política, econômica e social.
Com passar dos anos a degradação dos patrimônios, onde não se há a preservação de lugares tão importantes para história de uma sociedade.
O Patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo.

O IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é um instituto idealizado pelo governo Getúlio Vargas com intuito de conservar os patrimônios históricos do nosso país. Ele já está presente a mais de 60 anos, salvando do desaparecimento um legado para a cultura nacional. Atualmente,  consentimento do IPHAN não se pode mudar nada do que já está presente.

Considerando os patrimônios históricos de Minas Gerais e os da Baixada, podemos perceber que no dia do trabalho de campo realizado,  para tirar uma foto dos patrimônios da cidade de Minas Gerais, teriamos que tirar o flash da câmera, para não desbotar as cores e até mesmo as obras. 

Também em Minas Gerais, vimos que alguns patrimônios nós não poderíamos nem mesmo bater uma foto, ainda que fosse sem o flash.

Já os patrimônios da Baixada, estão degradados e esquecidos pela população, pois muitos não sabem o valor da sua importância e suas riquezas.

 

 

"O patrimônio é a nossa herança do passado, com que vivemos hoje, e que passamos às gerações vindouras"